LANGUAGE / IDIOMA / LANGUE
 
OFERTA ESPECIAL
CIRCUITOS E SAFARIS
SELF-DRIVE / AO SEU RITMO
VIAGENS À SUA MEDIDA
PRESENTAÇAO DO PAÍS
ZONAS DE INTERESSE
VIAJES TEMÀTICAS
ATIVIDADES DE AVENTURA
   
 
 

INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE NAMÍBIA

A Namíbia é um país mágico com paisagens espetaculares e uma vida selvagem abundante. O Deserto Namibiano, com suas enormes dunas de areia vermelhas e grandes áreas, é provavelmente o mais antigo do mundo. O “Fish River Canyon” situado à Sul de Namibia é o segundo grande no mundo. No norte da Namíbia, a densa vegetação abre caminho para a grande planície aberta de Etosha Pan. Os vestígios de dinossauros fossilizados, pinturas rupestres pré-históricas e o velho Welwitschia mirabilis testemunham que o tempo não tem tido nenhum impacto na Namíbia.

O POVO DA NAMÍBIA

De acordo com o último censo, a Namíbia tem uma população de 1,826,000 habitantes. A densidade populacional é uma das mais baixas do mundo com 2 pessoas por km².

O povo Owambos é o grupo mais numeroso em Namíbia e são ativo em muitos dos seus sectores económicos, incluindo agricultura, fabricação de vestuário, cestaria, cerâmica e escultura em madeira. Eles sobrevivem principalmente da pesca, de gado e de cultivo de sorgo, milhete e milho.

Os Caprivians vivem no canto nordeste da Namíbia. Para além da caça e pesca, são agricultores de subsistência. Os Hereroes são um povo pastoral, cujas mulheres são facilmente distinguidas por roupas colridas de estilo vitoriano.

Os Himbas são uma antiga tribo semi-nômada-sedentaria que vive atraves de cultivo da terra e animais em assentamentos espalhados na região de região de Kunene, Norte da Namíbia. As mulheres são conhecidas por suas traços finamente esculpidos, penteados complicados, adornos tradicionais e corpo revestido com lama de cor ocre.

Os Damaras são um dos mais antigos grupos étnicos na Namíbia e são principalmente uma comunidade agrícola.

Os Namas são os descendentes diretos do Khoi-Khoi e são conhecidos por terem um natural talento para a música e poesia.

Os Basters mudaram-se da Região do Cabo para a Namíbia em 1868, instalando-se em torno das nascentes termais de Rehoboth. São tradicionalmente um povo baseado na agrícultura, embora se tenham diversificado nos últimos anos em outros sectores, nomeadamente na construção.

La communauté “Coloured” namibienne est originaire du Cap et vit principalement dans les grandes villes de Windhoek, Keetmanshoop, Lüderitz, Kalkveld et Karasburg. Le Tswana est le plus petit groupe culturel en Namibie.

Os Bosquímanos (“Bushmen”) ou San vivem em áreas mais remotas do leste da Namíbia e do Kalahari. Esses caçadores-coletores são mestres como contadores de histórias e têm um dom para a música e dança.
Quase 100.000 namibianos brancos concentram-se em grande parte nas áreas urbanas do Sul central de Namíbia. Trabalham essencialmente nos comércios, indústrias, agricultura, serviços profissionais e a Administração Pública.

CLIMA NA NAMÍBIA

Verão (de Outubro até Abril) – O Interior tem temperaturas variando entre 20°C a 34°C durante o dia. No extremo norte, as temperaturas podem chegar a mais de 40°C.

Influenciado pela fria corrente de Benguela, a costa goza de um clima mais fresco de 15°C até 25°C. É frequente ter uma névoa espessa durante a noite. É a estação das chuvas, com precipitações médias que variam de 50 mm na costa a 350 mm no interior do País para chegar a 700 mm no Caprivi. A chuva é muito intermitente.

Inverno (de Maio até Setembro) – As temperaturas no interior variam entre 18°C e 25°C durante o dia com uma queda significativa durante a noite, muitas vezes atingindo 0°C

POLÍTICA E HISTÓRIA

Bismarck proclamou um protetorado alemão em Namíbia em 1884. Durante a primeira guerra mundial, as forças de África do Sul invadiram Namíbia que caiu então sob a administração Sul-Africana de acordo com o mandato da Liga das Nações (League of Nations) em 1920 .

Em 1966, a guerra explodiu entre as forças ocupantes sul-africanas e a organização de libertação SWAPO.

Em 1989, após as primeiras eleições democráticas, SWAPO ganhou a maioria e o Dr. Sam Nujoma foi eleito primeiro Presidente do País.

Namíbia é regida por um Parlamento multi-partidário e tem uma constituição democrática, que é bem considerada pela comunidade internacional. O gabinete é escolhido pelo Presidente dentre dos membros da Assembleia Nacional.

A ECONOMIA DA NAMÍBIA

A economia é em grande parte dependente da extração e processamento de minerais para a sua exportação. O setor de mineração contribui em 20% do PIB. A Namíbia é o quarto maior exportador de minerais não-combustíveis de África e o quinto maior produtor de urânio do mundo.

Abundantes depositos de diamantes em rios fazem de Namíbia uma das principais fontes de diamantes de qualidade. Namíbia também produz grandes quantidades de chumbo, zinco, prata, tungstênio e estanho. Cerca de metade da população depende da agricultura para a sua subsistência. A economia da Namíbia está intimamente ligada a economia da África do Sul. Pesca, Turismo e Agricultura são outros dos seus importantes sectores económicos.

INFRA-ESTRUTURA

Namíbia tem 5,450 km de estrada asfaltada e 37,000 km de estrada de cascalho. São ideais para umas férias em carro de aluguer.

FORMALIDADES DE ENTRADA
Os visitantes devem apresentar um passaporte válido 6 meses após a data de entrada. É recomendado entrar em contato com sua agência de viagem para encontrar a Embaixada mais próxima da sua região para conseguir informações adicionais.

DINHEIRO E BANCOS
O Dólar da Namíbia e o Rand Sul-Africano são as moedas aceites en Namibia.
As principais moedas estrangeiras (USD, EUR e outros) podem ser trocadas em bancos e Bureau de Change durante o horário normal (Seg - Sex de 09h00 a 15h30 e Sab 9h00 a 11h00). Os cartões Visas e Mastercard são amplamente aceites.
NB - Os Cartões de crédito não são aceitos para pagar pela gasolina.

IMPOSTOS E TAXAS
Os visitantes podem recuperar o IVA de 15% no Aeroporto Internacional de Windhoek.

FAUNA E FLORA

Flora: O país é dividido em 14 áreas de vegetação que variam do deserto, semi-deserto, Savanna, bosques e pantanos nas regiões do nordeste.

A planta Welwitschia mirabilis planta, fóssil vivo endêmico encontrado no deserto do Namib e uma das mais antigas plantas conhecidas pelo homem é de grande interesse para qualquer botanico.

É possível encontrar cerca de 120 espécies de árvores em Namíbia. 200 espécies de plantas endêmicas vivem na Namíbia, incluindo o halfmens (metade homem), assim chamado devido à sua forma humana e os lithops (ou chamados "flor de pedra").

Fauna: A Namíbia é um paraíso para todos os grandes mamíferos africanos, incluindo elefantes, rinocerontes, girafas, búfalos, leões, leopardos e chitas. 8 espécies de mamíferos são endémicas da Namíbia - O “Black faced Implala”, vários morcegos e hamsters. O país é lar de várias espécies ameaçadas de extinção como o rinoceronte negro do deserto e o cão selvagem, bem como 20 especies de antílope desde o maior, o Eland até o mais pequeno, o Damara dik - dik.