LANGUAGE / IDIOMA / LANGUE
 
OFERTA ESPECIAL
CIRCUITOS E SAFARIS
SELF-DRIVE / AO SEU RITMO
VIAGENS À SUA MEDIDA
PRESENTAÇAO DO PAÍS
ZONAS DE INTERESSE
VIAJES TEMÀTICAS
ATIVIDADES DE AVENTURA
   
 
 

INFORMAÇÃO GERAL SOBRE MOÇAMBIQUE

Apresentação
Banhada pelas águas mornas do Oceano Índico, Moçambique é uma jóia em bruto. É um destino popular para quem procura umas férias no paraíso. Praias de areia branca clara, mar calmo, imaculadas de recifes de coral e rica vida marinha fazem Moçambique ideal para umas férias de mergulho, pesca e mergulho. Vários pacotes estão disponíveis e incluem alojamento e voos de África do Sul em um dos muitos resorts na costa ou em uma das ilhas. É um verdadeiro privilégio para desfrutar da beleza natural e tranquilidade deste país, sem as multidões de tantos outros destinos.

História
Moçambique foi colonizada pelos portugueses em 1507. Eles criaram rotas de comércio para o interior procurando ouro e outros metais preciosos. Eles construíram fortalezas e colônias nas ilhas ao largo de Moçambique. O meados do século XVII, o comércio de escravos cresceu, com a maior parte da carga humana vai para o Brasil, outra colônia portuguesa.

Lourenço Marques (hoje Maputo) se tornou a capital da colônia em 1898. Durante a primeira metade do século XX, milhares de colonos portugueses chegaram e próspera economia sob o ferro punho do ditador português Salazar. Cidades modernas com edifícios com telhado vermelho, avenidas e quiosques estão surgindo. Um Africano pode ser concedido nacionalidade portuguesa se encontra certos requisitos rigorosos, mas na maior parte, a população local foi considerada como trabalho a ser explorado.

Na década de 1960, a resistência à dominação colonial que varreu o resto da África, chegou a Moçambique. FRELIMO, de Moçambique a frente de libertação, foi formado e lançou suas primeiras campanhas militares. A guerra durou até a queda de Salazar em 1974. Com novo l o governo socialista de Portugal colônias rapidamente obtém sua independência e Moçambique tornou-se uma República sob a liderança de Samora Machel.

O país estava em mau estado, após a guerra, agravada pelo início de repente de Portugal com todas as suas habilidades e capital. A resistência nacional de Moçambique, a Renamo, em grande parte financiado e apoiado pelos governos da Rodésia e África do Sul, começou uma campanha para desestabilizar o governo de Moçambique. Isto continuou até 1992, quando Moçambique passado uma economia marxista para uma economia de livre mercado e África do Sul retirou o seu apoio da Renamo. Realizaram-se eleições democráticas, e o Partido FRELIMO ganhou com uma maioria confortável.

Geografia
801 600 quilômetros quadrados, Moçambique é o tamanho da Grã-Bretanha e a França conheceu e tem uma costa de 2.500 km. A maioria do país é uma planície costeira de baixa. Dois grandes rios, Limpopo e o Zambeze através de Moçambique Maputo, no sul sudeste da capital.

Clima
Moçambique é encontrado principalmente nos trópicos, com um clima ameno e úmido, com chuvas de verão a partir de outubro a março. As temperaturas máximas médias são 32 c com um mínimo de 24 c.

Governo
Moçambique é uma democracia multipartidária, com 250 representantes eleitos em uma Assembléia Nacional. Os dois principais partidos são a Frelimo e a Renamo.

Economia
Desde 1994, Moçambique tem feito grandes progressos, a economia é considerada um dos crescimentos mais rápidos do mundo. A taxa de inflação é baixa e atrai mais investimentos estrangeiros do que qualquer outro país na África Subsaariana. US $ 1 bilhão foi investido nos campos de gás de Pande perto Vilanculos. Muitos zimbabuanos que perdeu suas fazendas se instalaram aqui e começaram o cultivo de tabaco. Turismo mais uma vez está prosperando e infra-estrutura severamente danificada está em reconstrução. Tudo que isso cria vem e trabalhos muito necessários se adicionar uma subsistência a pesca e a agricultura de mandioca, milho, castanha de caju, amendoim, manga e coco.

Dinheiro e bancos
MT (meticai) é a moeda oficial e geralmente citada em milhares. Escritórios cambios ou troca oferecem as melhores taxas e são os mais eficazes. Os bancos oferecem um bom ritmo, mas o serviço pode ser extremamente lento. Com excepção de instalações de luxo, cartões de crédito geralmente não são aceitos. Alguns bancos introduziram recentemente caixas eletrônicos que aceitam Visa e Mastercard. Os bancos estão geralmente abertos 08:00-15:00.

Visto
A maioria dos visitantes, exceto os sul-africanos e os malauianos precisam de vistos.

Cultura
Com uma população de 20 milhões, Moçambique não é um país densamente povoado. Tem 16 grupos étnicos que fala várias línguas. Embora o português é a língua oficial, apenas cerca de um quarto da população o fala. O Inglês está se tornando mais compreendido devido ao turismo crescente. 35% dos moçambicanos são cristãos y 30% muçulmanos.

Saúde
Certifique-se de você ter um seguro médico adequado. Come e bebe sensatamente ao longo da sua viagem. Os cuidados médicos em Moçambique são limitados e no caso de um problema, você deverá ser evacuado para África do Sul, tornando-se caro se você não tiver seguro. As precaucoes para a Malária são aconselháveis. Consulte o seu médico para a medicação correta. A melhor maneira de prevenir a malária é evitar ser mordido pelos mosquitos. Aconselhamos calças compridas, camisas de manga comprida e usar repelente ao entardecer, quando os mosquitos são mais ativos.

Arte e artesanato
As esculturas em madeira são o artesanato mais comum. A tribo maconde do Norte é famosa por suas máscaras esculpidas. As panelas de barro, trabalho de cesta e panos coloridos são trabalhados finamente e são perfeitas para recordacões. O processo de negociação é habitual na maioria dos mercados. As lojas regulares são geralmente abertas de 8h00-12h00 e 14h00-18h00 Segunda a Sexta-feira e no Sábado de manhã.

Comunicação
Maioria das grandes cidades têm internet nos cafés e muitas lodges e hotéis oferecem acesso à internet aos seus hóspedes.

Eletricidade
A Eletricidade corrente é de 220V e usase as tomadas de 2 buracos ou 3 como na África do Sul. Os Cortes de energia são comuns, aconselhamos proteger os seus equipamentos elétricos mais sensíveis.

Cozinha
O Piri-Piri (um molho picante feito a base de malaguetas) é encontrado na maioria das mesas em Moçambique. O frango Piri Piri, grelhado achatado e servido com batatas fritas é encontrado em todo o País. Pode-se encontrar excelente marisco fresco na maioria dos restaurantes com lulas, camarões e carangueijo.

Vida marinha
A riqueza mais valiosa de Moçambique é os seus recifes de corais intocados e a sua vida marinha muito rica. Por isso, sera facil encontrar empresas ofrecendo servicos de Snorkelling, mergulho e pesca submarina ao longo da costa e nas ilhas. Se nunca mergulhou antes, poderá tirar um curso com profissionais qualificados. Alguns dos melhores locais para estas atividades são a Ponta do Ouro, Jangamo, Tofo, Barra, o Arquipélago de Bazaruto, Pemba e o Arquipélago das Querimbas. A titulo de exemplo, poderão encontrar tartarugas, mantas, golfinhos, tubarões-baleia, o peixe-boi e uma incrível variedade de corais coloridos peixes. A pesca desportiva é tambem uma atividade muito praticada em Mozambique (cavala, wahoo, dourado, bonito, kingfish, albacora, atum).
A melhor estacão para a pesca desportiva é de Junho a Agosto mas o verao (Dezembro a fevereiro) sera a melhor estação para Marlin.