LANGUAGE / IDIOMA / LANGUE
 
OFERTA ESPECIAL
CIRCUITOS E SAFARIS
SELF-DRIVE / AO SEU RITMO
VIAGENS À SUA MEDIDA
PRESENTAÇAO DO PAÍS
ZONAS DE INTERESSE
VIAJES TEMÀTICAS
ATIVIDADES DE AVENTURA
   
 
 

PRINFORMAÇÕES GERAIS DE BOTSWANA

O Botswana é um dos mais belos destinos turísticos do continente africano. O Rio Okavango, que nasce no planalto do noreste de Angola, espalha-se sobre as areas do Deserto de Kalahari para formar um grande e maravilhoso delta interior formando lagoas e labirintos de canais, ladeada ilhas de de palmeiras e planícies férteis.

Alguns dos lodges et acampamentos foram construidos no meio mesmo do Delta. O Delta e as Reservas vizinhas de Moremi e de Chobe oferecem aos visitantes uma das melhores experiências do mundo para observação de animais selvagens no seu habitat natural.

CULTURA E HISTÓRIA
Os primeiros habitantes modernos da África do Sul foram Bushman (San) e os hotentotes (Khoi). Vivem no país de uma forma inalterada desde a “Middle Stone Age”. As características físicas do Khoi e do San são muito semelhantes. Ambos tendem em ter a cor da pele acobreado, olhos em amêndoa, bochechas altas, lábios finos e cabelos crespos. As duas etnias falam línguas “clic”, distintas entre elas.

O termo "Batswana" refere-se ao grupo étnico de pessoas que falam a língua setswana e partilham a cultura sotho-tswana, enquanto que no uso contemporâneo, este termo refere-se a todos os cidadãos da República de Botsuana, independentemente da sua origem étnica. O singular é "motswana": um cidadão do país. "Tswana" é usado como um adjetivo - por exemplo, “o estado de Tswana' ou "a cultura tswana".

No século XIX, muitas sociedades missionárias formaram-se na Europa e na América. A sociedade missionária de Londres foi uma das primeiras a pregar em Botswana. O cristianismo começou a espelhar-se gradualemente no País.

Os missionários estabeleceram-se entre as pessoas, muitas vezes à convite dos chefes de aldeias que queria armas e sabiam que a presença dos missionários incentivavam o comércio. Em 1880, cada aldeia principal de cada tribo de Bostsuana tinha um missionário residente e a sua influência tornou-se uma característica comum na vida de cada um. A estrategia dos missionários começava através do chefe, sabendo que a conversão do chefe era a chave para atingir o resto da tribo.

POLÍTICA E GOVERNO
No final do século XIX, após as hostilidades com seus vizinhos do sul, Botswana pediu ajuda aos britânicos.

Em 1885, o governo britânico colocou sob a sua protecção a Bechuanalândia (antigo nome de Botswana).

Foram aceites em 1964 as propostas britânicas de auto-governo democrático e a sede do governo foi transferida para a nova cidade de Gaborone em 1965. Realizaram-se as primeiras eleições gerais em Março de 1965 e a independência foi declarada em Setembro de 1966. Botswana tem uma das poucas democracias multipartidárias com sucesso na África. A Constituição prevê um presidente eleito cada cinco anos atraves de uma eleição nacional e a presidencia é limitada a dois mandatos. O gabinete é definido pela Assembléia Nacional e inclui um Vice-Presidente e um número flexível de Ministros.

É o país menos corrupto em África de acordo com o Observatório de luta contra a corrupção.

ECONOMIA
Botswana teve possivelmente a maior taxa de crescimento econômico do mundo, com uma média de cerca de 9% por ano entre 1966 e 1999. O país tem grandes reservas de moeda estrangeira, totalizando aproximadamente 6,2 bilhões de Dolares americanos.

Este impressionante base económica foi construído sobre um alicerce de minas de diamantes, Políticas orçamentais prudentes, Assistência técnica e financeira internacional e uma política estrangeira cautelosa.

A agricultura fornece um meio de subsistência para mais de 80% da população mas só fornece aproximadamente 50% das necessidades alimentares e representa apenas 3% do PIB. A agricultura de subsistência e do gado predominam. O setor é atormentado pelas chuvas irregulares. O Turismo também é importante para a economia. Depósitos substanciais de diamantes foram encontrados na década de 1970 e o setor de mineração aumentou 25% do PIB em 1980 para 38% em 1998. O Desemprego é oficialmente de 21%, mas provavelmente mais perto de 40%.

GEOGRAFIA
Botswana é um país dominado em termos de Geografia pelo deserto do Kalahari, que é uma bacia cheia de areia. Tem fronteira com a Zâmbia e o Zimbabwe no nordeste e Namíbia no noroeste. Estes quatro países se reúnem em um único ponto de intercalar no rio Zambeze em Kazoungoula. A fronteira com África do Sul fica ao sul de Botswana.

A distância entre o extremo norte e extremo sul da Botswana fica a cerca de 1,100 km. A distancia entre o exptremo oeste e este é de 960 km. O territorio total é equivalente ao tamanho de França ou de Quénia. O deserto de Kalahari cobre 84% do país.

No noroeste, o rio Okavango flui desde o planalto de Angola e infiltra-se nas areias, formando uma rede de 15.000 km de canais de água, lagoas, pântanos e ilhas.

O Okavango é o maior delta interior do mundo, um pouco menor do que metade da Suíça. O Botswana tem nenhuma reais cadeias de montanhas e a paisagem é quase uniformemente plana, ocasionalmente pontuado por baixas colinas.

PARQUES NACIONAIS E CONCESSÕES PRIVADAS
Mais de 17% da área do Botswana foi declarado como parques nacionais e reservas privadas. A exuberante vegetação do Delta do Okavango no norte até as dunas do deserto vermelho no Sul foram cuidadosamente preservadas para oferecer aos visitantes a oportunidade de descobrir a natureza no seu melhor, de uma maneira extremamente exclusiva, para ver uma variedade incrível de espécies selvagens e prolífica.
Algumas especificas areas dos Parques Nacionais são reservadas para os visitantes acamparem. Muitas dessas áreas têm apenas instalações básicas ou são totalmente básicas, enquanto outras têm próprias instalações sanitários. Embora as redes de estrada nacional entre os grandes centros são pavimentadas e em condição de primeira classe, muitas vias de acesso dos parques e reservas em áreas protegidas são arenosas exigindo o uso de um 4x4.

O acesso aos parques e reservas tem sido limitado a fim de garantir aos visitantes uma experiência agradável e preservar uma atmosfera selvagem. Por esta razão, é essencial reservar os parques de campismo com alguma antecedência.

A Reserva Privada de Moremi está localizado no meio do Delta, rodeado por concessões privadas, que são alugados para diferentes empresas de safari. Estas reservas privadas oferecem a melhor experiência de safari. É um verdadeiro privilégio fazer um safari nesta area, onde as únicas almas que irão encontrar serão animais.

São disponíveis muitas variadas atividades para tornar a sua experiência ainda mais agradável e interessante. Por exemplo, é possível realizar Safáris em barco e Safaris em canoa tradicional esculpida em troncos de madeira(Mokoro) que são a melhor maneira para explorar as áreas aquáticas do Delta, enquanto que os Safaris em veículo 4x4 são os melhores para observar os animais terrestres. É tambem possivel realizar uma caminhada curta (a critério do diretor do acampamento) para aproximar-se da natureza de mais perto como unico som dos seus passos, vento e dos animais a volta.

FLORA
A distribuição natural da vegetação de Botswana está intimamente ligada à chuva.
Foram registrados no Botswana mais de 3,000 espécies de plantas. De particular interesse são as nemerosas plantas selvagens comestíveis, que os habitantes locais (especialemente os “bushmen”) usam considerávelmente para a sua alimentação. Foram registrados mais de 200 espécies de plantas comestíveis.

FAUNA
Botswana é conhecida por sua grande variedade de vida selvagem. A maioria das espécies podem ser encontradas, com um número de espécies endêmicas da região. Em comparação com o resto de África, a vida selvagem foi protegida com sucesso contra o flagelo da caça furtiva. As estatísticas revelam que o país é lar de 164 espécies de mamíferos, 157 especies de répteis, 80 especies de peixes, 550 especies de aves e inumerosas especiais de insetos.

Os mamíferos que podem ser observados nesta região são:
Macaco Verde, Babuino Chacma, cão selvagem, Chacal de Orelhas de Morcego, Chacal de dorso preto, Gineta Sarapintada Maior e Menor, Mangusto, Hiena Sarapintada, Hiena Castanha, Leões, Leopardo, Guepardo, o Tamanduá, Zebra de Burchell, Rinoceronte Branco, Javalis africanos, Girafas, Duiker, Oreotrago, antilopa Springbok, Steenbock, Impala, Gnus azul, Tsessebe, Órix, Gemsbok, antilopa Zibelina, Antilopa Ruão, Reedbuck, Waterbuck, Lechwe, Bushbuck, Kudu, Cego, Bufalo, hippopotamos e elefante.


OBSERVAÇÃO DE AVES
Botswana registou cerca de 550 espécies diferentes de pássaros no seu território.

DINHEIRO
A moeda de Botsuana é o Pula (P), que é dividido em 100 Thebe (t). A palavra Pula significa chuva e "Tebe" significa escudo. O escudo aparece no brasão de armas nacional. O Visa e MasterCard são amplamente aceites. A maioria dos hotéis e lojas aceitam moeda estrangeira ou os cheques.
Existem tambem “bureau de change” nas principais fronteiras. As transferências de dinheiro são mais fáceis através Western Union. Qualquer pessoa que entre ou sai de Botswana tem que declarar a quantidade de dinheiro que detem em sua posse (Pula e/ou moeda estrangeira) se o montante for igual ou maior ao equivalente de P10, 000.00 (dez mil Pula).

Os bancos são aberto de Segunda a Sexta-feira das 09:00 a 15:30 e no Sábado de manhã das 9h00 a 11h00.

CLIMA
O clima de Botswana é semi-árido. É quente e seco durante a maior parte do ano, com uma estação de chuvas durante os meses de verão. As precipitações são em geral muito instáveis, imprevisíveis e muito regionais. É frequente haver uma forte chuva numa determinada zona do país enquanto que noutra zona situada à 10 ou 15 km não choveu absolutamente nada.

Verão (de Outubro até Março)
Os dias de verão são quentes, especialmente nas semanas anteriores à chegada das chuvas e podem chegar a 40°C em raras ocasiões. No entanto, o verão é também a época de chuva, e a cobertura de nuvens e chuva podem esfriar significativamente, embora geralmente por um curto período de tempo. A precipitação média anual varia de um máximo de mais de 650mm no distrito de extrema nordeste Chobe para um mínimo de pelo menos 250mm no extremo sudoeste do distrito de Kgalagadi.

Inverno (de Maio até Agosto)
É a estação seca durante a qual praticamente não chova. Os dias de inverno são em geral mornos/quentes mas quando a noite cai, as temperaturas são frescas/frias.

Períodos intermediarios - Abril/Maio e Setembro - Tendem a ser seco, mas os dias são mais frias do que no Verão e as noites são mais quentes do que durante o Inverno.

ELETRICIDADE
220 volts – As tomadas são os mesmas do que as tomadas utilizadas na África do Sul (3 pinos largos arredondados). Se não conseguir encontrar um adaptador internacional no seu país de origem, poderão encontrar facilmente o adaptador necessário em África do Sul ou Botswana.

DICAS
As gorjetas não estão incluídas nos preços de África Austral. Se estiver satisfeito com o serviço prestado e querer demostrar o seu apreço, poderá seguir as seguintes orientações:
- Empregados de mesa: 10 a 15% da valor da factura.
- Porteiros de Aeroporto e Hoteis: P5 por mala.
- Guías: P50 por dia por pessoa, P20 por meio-dia, P8 por um transfer
- Empregados de Lodge e Hoteis: Pergunte por favor ao gerente as suas recomendações, porque o valor depende muito das região e estabelecimentos.


SAÚDE

É aconselhável contratar um seguro de viagem porque cobrem em geral todos os custos relacionados com acidentes e doenças durante a su viagem e os custos de anulação em caso de contratempos imprevistos.

É também aconselhável contratar um seguro que incluem casos de evacuação médica de urgencia, sobretudo para viajar em Botsuana. Porque Botsuana não tem um nível de cuidados médicos muito elevado, a maioria dos viajantes estrangeiros deverão ser evacuados para Joanesburgo numa situação de emergência.

Consulte sempre o seu gerente de hotel ou guia sobre o consumo de água. Se preferir, a água engarrafada está sempre disponível. É seguro comer frutas e verduras provenientes de supermercados e restaurantes.

Se visitar áreas de malária na África Austral, é recomendável consultar o seu médico para as medidas preventivas adequadas. Se estiver apresentando sintomas gripais após 14 días depois de ter deixado a região com riscos de malária, consulte imediatamente o seu médico e explique ao seu médico onde esteve. Mais cedo recebe o seu tratamento, mais rápida será a sua recuperação.

É aconselhado ter algumas precauções simples em zonas de malária, tais como o uso de um repelente de insetos, o uso de mangas compridas e calças durante noite e dormir com rede mosquiteira para evitar as mordidas de insectos. Estas precauções são a melhor prevenção contra a Malaria. Como o parasita da malária requer um hospedeiro humano para se propagar, a probabilidade de malária em áreas remotas é muito baixa.

Se tomar medicamentos de prescrição, recomendamos guardá-los na sua bagagem de mão durante toda a sua viagem.

COMPRAS
A maioria das lojas tem uma loja de lembraças.

O QUE TRAZER
Iremos fornecer uma lista abrangente sobre o que trazer de acordo com o seu itinerário e seu peso de bagagem permitido.